top of page
capa site projeto.jpg

PARABÉNS

Se você está acessando essa página é por que dará início ao seu TCC. Então vamos fazer o nosso melhor!  faça o download do modelo no link abaixo e vamos começar a orientação.

obs. Esse instrumento é uma iniciativa do projeto de pesquisa Gbrand coordenado pelo Professor

Elcio Ribeiro  para auxiliar seus orientandos  a desenvolverem projetos incríveis.

gbrand.png

Vamos combinar assim: seguimos com alguns exemplos por aqui e você vai completando no modelo que acabou de baixar no link.

Temática x Tema

A diferença entre temática e tema está no nível de especificidade e no papel que cada um desempenha dentro da pesquisa. Vamos detalhar:

Temática (Mais amplo)

​

A temática é o campo ou área geral do conhecimento no qual a pesquisa se insere. É um conceito mais abrangente e genérico, servindo como um guarda-chuva que abriga diferentes abordagens possíveis.

 

Exemplo:

​

Design Sustentável

Tema (Mais específico)

​

O tema é um recorte dentro da temática, sendo mais delimitado e específico. Ele define o que será estudado dentro daquele campo. Deve ser bem delimitado para que o estudo tenha foco.

 

Exemplo:

​

O impacto do design gráfico na comunicação de marcas sustentáveis

Invista um tempo refletindo sobre isso, pesquise e rascunhe sua temática e depois especifique o tema. Será um ótimo aquecimento :)

Título do projeto

Geralmente um título possui três indicativos:

O que você pretende fazer/desenvolver/criar/

propor...

Com quais fundamentos/metodologias/

métodos do design pretende fazer

Para qual área/público/instituição/segmento

pretende desenvolver

Veja alguns exemplos de tÍtulos de projetos já defendidos:

Material Instrucional para Gestão das Redes Sociais de Incubadoras: O Caso Inovaparq

Diretrizes Mercadológicas para os Futuros Consumidores do Segmento de Cama, Mesa e Banho

Design for Change como Estratégia para o Desenvolvimento de Mobiliário destinado aos Abrigos para Moradores de Rua com ênfase na Sustentabilidade

Toolkit de Produção Audiovisual para o Jogo Route Raiders a partir da Metodologia 'Design para Poéticas Ambientais'.

Design Instrucional: Mapa de Gestão Sistêmica para Empresas de Tecnologia SAAS.

Gostou dos exemplos né? Bora rascunhar o seu?

Palavras-chave

São os 3 (três) termos ou hashtags principais que resumem o conteúdo do seu trabalho. Elas ajudam a classificar o seu TCC e facilitar buscas em bases de dados.

A primeira palavra-chave pode indicar qual campo do Design seu projeto irá abordar.


Exemplos:

Identidade visual
Branding
Design de Serviços
Interface Digital
Sinalização
Embalagem


 

A segunda palavra-chave pode indicar qual resultado o projeto irá gerar.


Exemplos:

Marca
Plano de negócios
Guia de diretrizes
Site ou app
Guia de fluxo
Sustentabilidade


 

A terceira palavra-chave pode indicar qual o segmento irá atender.


Exemplos:

Rede de Padarias
Área da Saúde
Prefeitura de Joinville
Restaurante escola
Expoville
E-sports


 

Essa foi muito fácil hein, já temos nossas 3 palavras chave?

Justificativa

É o momento de você vender seu projeto, pense nas justificativas como uma argumentação que enaltece os pontos positivos de sua pesquisa com o objetivo de convencer os leitores e avaliadores sob perspectivas que possam surgir de diversos pontos de vista. Veja se algum desses fazem sentido para seu projeto:

Pessoais

Profissionais

Empreendedoras

Acadêmicas

Instrucionais

Sociais

Culturais

Históricas

Político/legais

Mercadológicas

Industriais

Institucionais

Tecnológicas

Ambientais

Internacionais

Geográficas

Demográficas

Psicográficas

Comportamentais

Outras...

Acesse aqui alguns exemplos de justificativas e seus contextos:

Problema

Formule um questionamento que possa ser resolvido com os resultados de sua pesquisa. Geralmente esse capítulo é formado por uma pergunta.

Exemplos:

Identidade Visual e Branding

​

  1. Como a identidade visual influencia a percepção do público sobre marcas sustentáveis?

  2. Quais elementos gráficos são mais eficazes na construção de uma identidade visual coesa para startups?

 

 

Design Editorial

​

  1. Qual o impacto do design gráfico na experiência de leitura de e-books versus livros impressos?

  2. Quais são as melhores práticas de design editorial para facilitar a leitura de materiais didáticos em plataformas digitais?

 

 

Mídias Digitais e UX/UI Design​

​

  1. Como o uso de microinterações no design de interfaces melhora a experiência do usuário?

  2. Quais são os desafios do design gráfico para acessibilidade digital em websites governamentais?

 

 

Design de Embalagens

​

  1. Como o design de embalagens influencia a decisão de compra do consumidor no setor de alimentos orgânicos?

  2. Quais elementos gráficos tornam uma embalagem mais atrativa e funcional para o público infantil?

Pronto, agora você já possui um problema para resolver com o Design.

Lembre-se o Design pode mudar o mundo :)

Objetivos

A realização do projeto será norteada por um objetivo geral que se desdobra em outros específicos os quais conectam as demandas necessárias para a verificação, conclusão e possível validação dos resultados.

É a descrição objetiva da sua pretenção com o tcc, geralmente é apresentado em uma frase.

Objetivo Geral

Verbos indicados para iniciar o objetivo geral.
 Aqui estão alguns exemplos para projetos de natureza aplicada:

​

  • Propor

  • Desenvolver

  • Criar

  • Implementar

  • Elaborar

Objetivos específicos

São os desdobramentos necessários para você realizar  seu objetivo geral. Geralmente apresentado em tópicos.

A definição dos objetivos específicos pode seguir uma sequência progressiva do projeto/pesquisa:

- Pesquisar...

​

- Analisar...

- Desenvolver...

- Entregar...

Revisando: objetivo geral temos apenas 1, já os objetivos específicos podem ser múltiplos, sugiro apenas 4 iniciando conforme exemplo.

Referencial teórico

trata-se da reunião do que existe de mais recente sendo discutido, publicado e pesquisado sobre o seu tema.

Aponte os assuntos

1

Indique os autores que escrevem sobre esses assuntos

2

Lembre-se de reúnir artigos e livros publicados sobre o assunto

3

Acesse os portais de pesquisa que estou indicando e faça um filtro.

Metodologia

Na sequência aponte qual metodologia do design você irá trabalhar (apresente as etapas e cite o autor). Geralmente essa etapa é ilustrada em um quadro como um percurso metodológico relacionando:

Objetivos do projeto

Etapas da metodologia

escolhida

Procedimentos

de pesquisa a serem adotados

Resultados esperados
com os procedimentos

Resultados esperados

Aponte o que espera alcançar como resultados tangíveis e intangíveis do seu projeto.

Tangíveis

- Produto x Serviço

(como monetizar, comunicar, distribuir...);

- Ação ou intervenção;

- Ativos;

- Artefatos;

- Dados;

- Outros...

Intangíveis

- Impactos sociais;

- Impactos econômicos;

- Conexões com ODSs;

- Reflexões;

- Análises;

- Tendências;

- Outros...

Parabéns, finalizamos por aqui!

Não se esqueça de preencher o mapa do pré-projeto e enviá-lo para seu orientador :)

bottom of page